Chapim-azul. Foto: Ann/Pixabay

Saiba como participar no Global Big Day e fazer parte da contagem mundial de aves

O Global Big Day acontece já a 9 de Maio e quer encorajar todos os apaixonados por aves selvagens a participar numa grande contagem mundial, durante um só dia. Saiba como participar.

 

No dia 9 de Maio celebra-se o Global Big Day, um dia dedicado à observação de aves organizado pelo portal eBird. O desafio é, onde quer que esteja, observar aves e registá-las no eBird, um projecto do Cornell Lab of Ornithology, unidade da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova Iorque.

Esta iniciativa anual reúne milhares de pessoas em pelo menos 170 países. No ano passado foram contadas 6.635 espécies de aves.

 

Pintassilgo. Foto: Dimitrisvetsikas1969/Pixabay

 

Apesar da pandemia, este ano a contagem mundial mantém-se. “Enquanto nem todas as pessoas poderão sair de casa para ver aves, o Global Big Day continua a ser uma oportunidade para descobrir como são as aves que vivem à nossa volta”, escrevem os organizadores.

Participar e fazer parte da comunidade mundial de observadores de aves é fácil.

Se puder dedicar pelo menos cinco ou 10 minutos, registe as suas observações no site do eBird ou na aplicação gratuita do eBird.

Se tiver mais tempo, submeta listas de aves ao longo do dia, em momentos diferentes. Consegue encontrar mais aves de manhã ou ao entardecer? “As suas observações vão-nos ajudar a compreender melhor as populações mundiais de aves”, explicam os organizadores.

 

Verdilhão. Foto: Martin Kunz/WikiCommons

 

Este ano, o Global Bid Day vai centrar-se no número de listas que poderão ser reunidas enquanto equipa mundial.

Em 2019, 35.209 pessoas de 174 países recolheram mais de 92.280 listas num único dia. Para este ano, os organizadores desafiam todos a tentar que esse número chegue às 100.000 listas.

Saiba, então, como participar:

  • Crie uma conta no eBird: o eBird é um programa que permite fazer uma lista mundial de aves, usada por milhões de pessoas. Esse programa, da responsabilidade do Cornell Lab of Ornithology, permite compilar as observações de todas as pessoas numa única lista e, ao mesmo tempo, recolher os dados que ajudarão os cientistas a compreender melhor as aves.
  • Observe aves a 9 de Maio: é apenas isso. Não precisa ser um perito ou ver aves o dia todo. Mesmo apenas 10 minutos à janela contam, a partir de qualquer local do mundo. O Global Big Day decorre das 00h00 às 24h00
  • Registe o que viu e ouvir no eBird: pode submeter as suas observações através do site ou da aplicação. Registe os seus dados antes de 13 de Maio para se incluído no anúncio dos resultados iniciais. E se tiver dúvidas quanto à identificação das espécies, pode procurar a ajuda da aplicação do Cornell Lab Merlin Bird ID. Esta aplicação tem vários pacotes à escolha, de acordo com a região do mundo onde vive, e inclui a identificação de mais de 4.000 espécies de aves.
  • Acompanhe as observações mundiais: durante o dia, acompanhe as observações feitas em mais de 170 países, em tempo real, na página do projecto Global Big Day.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.