Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Voluntários plantaram árvores nativas junto a ribeira de Torres Vedras

Naturalistas locais

A iniciativa faz parte do projecto “ReFlorestar Torres Vedras” e quer ajudar a criar corredores ecológicos ao longo das principais linhas de água do concelho.

 

A 29 de Dezembro, um grupo de voluntários juntou-se nas margens da Ribeira da Conquinha, afluente do rio Sizandro, para ajudar a natureza.

Os voluntários limparam e removeram infestantes, como canas, e plantaram cerca de cem espécies autóctones, como choupos, freixos, amieiros, salgueiros, ulmeiros, tamargueiras e carvalhos-alvarinhos, informou hoje a autarquia em comunicado enviado à Wilder.

Iniciativas semelhantes já têm acontecido no Parque Verde da Várzea e na Vala dos Amiais, todas elas com o mesmo objectivo: criar corredores ecológicos ao longo das principais linhas de água.

Uma das principais espécies a beneficiar desta missão é o ruivaco-do-oeste (Achondrostoma ocidentale). Esta é uma das espécies de peixe de água doce mais ameaçados em Portugal, apenas existindo em três ribeiras dos concelhos de Torres Vedras e Mafra.

Para ajudar este peixe, a autarquia de Torres Vedras começou em Outubro de 2018 a requalificar sete troços dos rios Sizandro e Alcabrichel. A ideia foi promover um aumento da resiliência desta espécie aos efeitos das alterações climáticas, criar corredores ecológicos favoráveis à sua movimentação e recuperar os seus habitats.

A iniciativa de 29 de Dezembro, que aconteceu no troço daquela ribeira junto ao Barro, insere-se no projecto ReFlorestar Torres Vedras, que pretende “promover a reflorestação e a renaturalização do concelho”.

O projecto enquadra-se na campanha “Autarquias sem Glifosato”, promovida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, em coordenação com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, através do “Projeto Rios”, a Associação Live With Earth e vários cidadãos torrienses.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.