Seis livros sobre natureza para crianças e jovens

A não perder

Fomos à procura de livros que falam sobre a natureza, publicados em português, para crianças e jovens. Para oferecer, para ler em conjunto à hora do deitar, ou simplesmente para partilhar bons momentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOA NOITE, MOCHO!

Por Pat Hutchins

O coitado do mocho quer dormir, mas o zumbido das abelhas, os esquilos a partirem nozes, o crocitar dos corvos, o pec-pec-pec dos pica-paus e muitos outros sons de animais que habitam na mesma árvore não o deixam em paz. No final, ficamos a saber quem ri (ou pia) mais alto. Este livro, escrito e ilustrado pela escritora britânica Pat Hutchins nos anos 70, continua muito interessante para as crianças de hoje. Em especial, para aquelas mais pequeninas que gostam de ouvir histórias na cama e de repetir lengalengas, de aprender o barulho de cada animal (que neste caso não são os mesmos de sempre) e de observar com atenção as curiosas ilustrações.

Kalandraka

13 euros

 

 

 

 

 

 

 

 

HORTAS AROMÁTICAS

Por Fernanda Botelho (texto) e Sara Simões (ilustrações)

A quinta onde a Sara vive, com as suas hortas onde vivem muitas plantas diferentes, como o manjericão, a equinácea, os feijoeiros, papoilas, salvas e cravos-túnicos, e muitas outras, é a rainha desta história. Mas é com a Sara e os amigos, que a visitam na altura do solstício de Verão, que os mais novos (e os adultos) aprendem os segredos destas e de outras plantas, como o hipericão, as folhas de framboeseiro ou as fidalguinhas, incluindo os usos medicinais e algumas receitas gastronómicas. As ilustrações são de Sara Simões e é Fernanda Botelho, especialista em plantas silvestres e medicinais, que escreve esta e outras histórias da mesma colecção para crianças e jovens: “Salada de Flores” e “Sementes à Solta”.

Editora Dinalivro

14,45 euros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÁ FORA – GUIA PARA DESCOBRIR A NATUREZA

Por Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário (textos) e Bernardo P. Carvalho (ilustrações)

“Lá Fora” procura despertar o interesse dos mais jovens pelo mundo natural, mas também chega a muitos adultos, e foi escrito por duas biólogas portuguesas, Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário (com quem a Wilder já deu um passeio). Ao longo das suas 368 páginas, lança pistas, desvenda segredos e desperta curiosidades sobre bichos e bicharocos, anfíbios, aves, árvores, répteis e flores, mamíferos, rochas, poças de maré e estrelas. As imagens são de Bernardo P. Carvalho, conhecido pela ilustração de livros para crianças.

Planeta Tangerina

24,60 euros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PEQUENOS ANIMAIS

Por Lynn Huggins-Cooper (texto), Shelagh McNicholas e David Burroughs (ilustrações)

Ellie é uma menina que vai à procura de pequenos animais no jardim. Encontra uma joaninha, uma borboleta, libélulas, aranhas e outros bichinhos. Com a ajuda da mãe, Ellie aprende como nascem e crescem as libélulas, as borboletas e as aranhas, ou por que é que as joaninhas são amigas dos jardineiros, e outros segredos deste pequeno mundo. Lynn Huggins-Cooper, escritora britânica e professora de Ciências na Universidade de Newcastle, é a autora desta história e de outros livros da mesma colecção, como “À Beira-Mar” e “Plantas e Flores”. As ilustrações, uma parte fundamental da obra, são de Shelagh McNicholas e David Burroughs.  Para crianças com mais de oito anos, ou para qualquer idade em que os pequenos se comecem a interessar pela natureza.

Colecção Ciência em Primeira Mão

Everest Editora

6,95 euros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTOS DA MATA DOS MEDOS

Por Álvaro Magalhães (texto) e Cristina Valadas (ilustrações)

Um ouriço, um coelho, uma toupeira, um chapim e até uma processionária do pinheiro vivem muitas aventuras na Mata dos Medos, um espaço verde de 540 hectares que existe mesmo de verdade, no concelho de Almada. É claro que a Mata dos Medos não faz medo a ninguém e só recebeu o nome porque foi mandada plantar por D. João V para conter o avanço das dunas (medos) para o interior. Quanto às histórias escritas por Álvaro Magalhães, não metem também medo nenhum, mas fazem-nos acreditar que tudo aquilo aconteceu também de verdade.

Editora Assírio e Alvim

12,96 euros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AS ESTAÇÕES – ARTE PARA COLECIONAR E COLORIR

Por Helen Ward

Esta não é uma obra tradicional, mas sim um conjunto de ilustrações para coleccionar e colorir por jovens e por adultos, desenhadas pela britânica Helen Ward. A raposa-vermelha, a dedaleira, uma carriça, um gamo, um ouriço-cacheiro, a borboleta vírgula são algumas das espécies que se podem pintar, copiar ou servir de inspiração para novos desenhos por quem observa este livro em forma de trapézio. Todas as espécies estão identificadas, com nomes comuns e nomes científicos, e isso pode até alimentar um jogo de adivinhas em família. O fio condutor são as quatro estações do ano. Este álbum faz parte da nova colecção Pictura, da editora Edicare.

Colecção Pictura

Edicare

7,95 euros