Ilustrações: Luísa Ferreira Nunes

Uma agenda para 2018 dedicada às pequenas aves cantoras

Naturalistas

A bióloga e ilustradora Luísa Ferreira Nunes dá-nos uma ajuda para que seja mais fácil organizarmos o ano de 2018, com o seu “Diário da Natureza”, dedicado aos pequenos pássaros cantores.

 

Esta agenda, com o nome de “Diário da Natureza 2018”, tem cerca de 60 ilustrações e textos naturalistas de Luísa Ferreira Nunes e é publicada pela editora Exclamação.

Segundo a autora, esta é a 14ª agenda que publica. Para trás ficaram muitos temas. Em 2009 e 2010 foram os “Animais e plantas de Portugal”. Em 2011, o tema foi a floresta e em 2012 os rios, riachos e charcos. África foi o tema escolhido para 2013 e o lince-ibérico para 2014. A bióloga dedicou 2015 à Amazónia e 2016 ao Árctico.

 

 

“Os temas (que escolho para as agendas) têm quase sempre a ver com as expedições ou com o trabalho de campo para projectos, em Portugal ou fora”, explica Luísa Ferreira Nunes à Wilder.

Para 2018, chegou a vez dos pequenos pássaros cantores. A escolha aconteceu porque, disse, este “é um grupo de aves como uma estética muito bonita, porque gosto muito de ouvir os seus cantos”.

Ao longo de cada semana encontrará ilustrações de aves, paisagens e plantas a aguarela e lápis de cor e pequenos textos manuscritos sobre o mundo natural. São cerca de 60 as ilustrações que Luísa Ferreira Nunes preparou para colorir o ano que se aproxima, pintadas apenas nos seus tempos livres.

 

Pisco-de-peito-azul

 

Segundo esta bióloga, a agenda “foi feita há dois anos e estava numa gaveta”. “Nem sei se ía ser agenda, eram só passarinhos que ía pintando.”

Entre as aves que fazem parte deste “Diário da Natureza 2018” estão a estrelinha-de-poupa, a cotovia, várias espécies de chapins e o papa-figos. A que mais prazer lhe deu a ilustrar foi a estrelinha-de-poupa. Talvez seja por isso que é a espécie escolhida para estar na capa.

 

“Diário da Natureza 2018”

Por Luísa Ferreira Nunes (textos e ilustrações)

Editora Exclamação

Preço: 13,30 euros

A 11 de Novembro, pelas 11h00, haverá uma apresentação do “Diário de Natureza 2018”, com a autora, na livraria Bertrand de Castelo Branco.

 

 

Saiba mais.
Luísa Ferreira Nunes está a fazer uma expedição pela Beira Baixa, até ao final do ano. À procura de tesouros naturais que regista em texto, desenho, fotografia e vídeo. Acompanhe as suas viagens aqui na Wilder.