"Outside", juntamente com alguns dos candidatos aos prémios AAAS/Subaru SB&F para a Excelência nos Livros de Ciência. Foto: AAAS

Livro português “Lá Fora” candidato a prémio americano para livros de ciência

Literatura

“Outside” é a edição inglesa do livro “Lá Fora – Um Guia para Descobrir a Natureza”, escrito por duas biólogas portuguesas e publicado em Portugal em 2014, pela editora Planeta Tangerina. É agora uma das obras finalistas candidatas aos prémios AAAS/Subaru SB&F  para a Excelência nos Livros de Ciência.

 

Este prémio é atribuído todos os anos nos Estados Unidos, desde 2005, pela AAAS–Associação Americana para o Avanço da Ciência, sendo patrocinado pela Subaru.

O objectivo é “celebrar a excelência na escrita e ilustração de ciência para crianças e jovens adultos” e também “encorajar a escrita e publicação de livros de ciência de elevada qualidade para todas as idades”, indica a AAAS.

A edição inglesa do “Lá Fora”, publicada nos Estados Unidos e no Reino Unido pela Frances Lincoln, está nomeada na categoria de ‘Hands-on Science Book’, juntamente com outras cinco obras que apelam ao envolvimento em actividades de ciência e de natureza.

Os vencedores finais vão ser conhecidos em Janeiro, tanto para esta categoria como para as três restantes: livros ilustrados de ciência para crianças; livros de ciência  para o público juvenil (‘middle-grade books’, aproximadamente dos 8 aos 12 anos de idade); livros de ciência para jovens adultos (‘young adults’, habitualmente considerados dos 13 aos 18 anos).

“Esta nomeação é uma boa notícia para o nosso livro e uma forma de se chamar a atenção para obras como estas em Portugal, onde há uma grande falta de publicações na área da divulgação científica e de natureza”, reagiu uma das autoras do “Lá Fora”, Inês Teixeira do Rosário, contactada pela Wilder. O livro foi escrito a quatro mãos com Maria Dias, enquanto as ilustrações são de Bernardo P. Carvalho.

Já em Fevereiro de 2015, o “Lá Fora” tinha arrecadado o prémio”Opera Prima” (‘obra prima’ em português) na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, o principal evento europeu na área da literatura para os mais novos.

Além da edição do livro em inglês, o “Lá Fora” foi também publicado noutras línguas, como o espanhol, o italiano, o francês e também o mandarim, e prepara-se agora para chegar à Holanda.

 

 

Saiba mais.

O livro “Lá Fora” está aqui.

Pode também ler esta pequena entrevista que a Wilder fez às duas autoras, em 2015, e recordar o passeio das duas biólogas por um jardim de Lisboa.

 

 

 

Guardar