/

Nova série de televisão mostra os biólogos portugueses como nunca os vimos

Nos confins da floresta e do deserto, de barco ou em trilhos enlameados, carregando panelas e tripés, uma equipa de televisão percorreu o mundo para nos contar as histórias de 13 biólogos portugueses e do seu encanto pela natureza. A aventura de “As Novas Viagens Philosophicas” começa neste domingo na RTP.

São milhares os portugueses a trabalhar no estrangeiro. Mas poucos trabalham com crocodilos na Mauritânia ou com preguiças no Brasil. Também serão poucos os que medem bicos de aves, dormem pendurados em árvores e acordam de madrugada para contar sapos, tudo para desvendar os segredos do mundo natural e reduzir a imensidão daquilo que ainda não sabemos.

Até Setembro, todos os domingos às 11h30, esta série de 13 episódios mostra o trabalho de 13 biólogos do Cibio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, com sede em Vairão (Vila do Conde). Cada episódio tem 30 minutos e é dedicado a um biólogo e à sua investigação.

“A ideia principal é explicar o que motiva estes investigadores, o que querem saber, qual o seu olhar sobre o mundo”, explicou à Wilder Nuno Ferrand de Almeida, coordenador científico do Cibio e desta série televisiva.

Investigação sobre tecelões, África do Sul

Estas novas viagens filosóficas levam-nos até à Amazónia, Guiné-Bissau, Austrália, Europa, Estados Unidos, por exemplo. “A primeira coisa que queremos é encantar as pessoas pelo mundo natural. Depois, mostrar a investigação moderna que é feita por pessoas normais, motivadas e com curiosidade.”

Já em 2007, este investigador pensava numa série assim. As filmagens começaram em Novembro de 2011 e terminaram em 2014. “O nome para a série surgiu inspirado nas Viagens Philosóphicas que marcaram Portugal no século XVIII, quando os portugueses viajavam para terras longínquas com o propósito de conhecer e descrever a natureza, as pessoas e de que forma estas se ligavam”, acrescentou.

Duzentos anos depois, os portugueses continuam as expedições naturalistas nos quatro cantos do planeta. Desta vez, Sandra, Pedro, Umberto e João foram ter com eles. Esta equipa de jornalistas, operadores de câmara, repórteres de imagem e sonoplastas passaram temporadas de até 15 dias com cada um dos 13 biólogos.

Investigação sobre o caimão, Espanha

“O nosso objectivo não é mostrar a vida selvagem, com grande proximidade, como os documentários televisivos clássicos com os quais crescemos”, disse à Wilder Sandra Inês Cruz, jornalista responsável pela coordenação editorial e pela realização da série. “O que queremos é mostrar a investigação feita por portugueses na área da biodiversidade.”

Para isso, foram escolhidos 13 projectos. “As histórias foram seleccionadas em conjunto com o Cibio, fazendo um equilíbrio entre aquilo que este considera relevante para a Ciência e o que consideramos atractivo do ponto de vista jornalístico e televisivo. Porque em televisão tem de haver imagens para contar a história.”

Investigação sobre as aves endémicas de São Tomé

O primeiro episódio da série – que se prevê passar em breve na RTP Internacional – conta a história de José Carlos Brito e dos crocodilos da Mauritânia. “Como é que uma espécie que associamos às regiões tropicais vive num deserto como o Saara? O trabalho deste investigador ajuda a conhecer melhor a origem do próprio deserto”, explicou Nuno Ferrand de Almeida.

Investigação sobre crocodilos na Mauritânia

E há outras histórias, como a domesticação do coelho-bravo (por Nuno Ferrand de Almeida), a conservação das preguiças no Brasil e Panamá (por Nádia Morais Barros) e a conservação dos morcegos em Portugal (por Hugo Rebelo).

Mas Sandra Inês Cruz deixa um aviso. “Aqui não há uma história completa para contar, como o ciclo de reprodução da lagartinha. São mais as perguntas que as respostas e, na maioria dos casos, a investigação ainda está em curso”.

Investigação na Mauritânia

Da parte desta jornalista, não houve perguntas por fazer. “Assumi este trabalho mais como uma reportagem alargada, onde há espaço para o jornalismo quase de rua. Por isso insisti sempre em fazer perguntas que podem parecer chatas, como por exemplo, para que serve esta ou aquela investigação, qual o objectivo, como é que o biólogo trabalha, o que o move”, acrescentou.

Na sua opinião, “o facto de não ter formação em Biologia foi, ao início, um desafio, mas acabou por ser uma mais-valia”. E explicou. “Uma certa ignorância permite ao jornalista fazer as perguntas necessárias para tornar tudo mais claro. E estamos mais perto do público do que dos investigadores”.

Investigação sobre morcegos, Montemor

[divider type=”thick”]Aqui fica o que vai poder ver nos 13 episódios:

1. Mauritânia: os crocodilos do deserto: um grupo de biólogos procura crocodilos (Crocodylus suchus) nos oásis de montanha no Saara.
  1. A perigosa conquista da Guiné-Bissau: as consequências da transformação da ocupação do solo na biodiversidade, economia e sociedade.
  1. África do Sul: solidariedade aparente no Kalahari: investigação sobre os comportamentos dos tecelões sociais que vivem em comunidades e que fazem uma cria cooperativa.
  1. Brasil: rãs que contam a história da floresta: estudo das rãs arborícolas para retratar a evolução da floresta original da costa oriental brasileira.
  1. Morcegos de Portugal: estudo das espécies que habitam em Portugal e técnicas de captura inéditas.
  1. Cabo Verde: à procura de répteis: como se desenha um novo mapa das espécies neste arquipélago.
  1. São Tomé e Príncipe: um mundo de espécies no equador: O projecto no Golfo da Guiné estuda as diferenças entre populações e de que forma deram origem a novas espécies de aves.
  1. Portugal, Itália e França: a história interrompida dos peixes migradores: investigação para conhecer os mecanismos de adaptação destas espécies a uma vida mais sedentária, por causa dos obstáculos nos rios.
  1. Brasil e Panamá: o mundo vagaroso das preguiças: Estudo das diferenças entre populações de preguiças para ajudar a conservação da espécie e dos seus habitats.
  1. Cabo Verde: um casamento no Atlântico: os mecanismos genéticos e os vários momentos da colonização de Cabo Verde.
  1. Brasil/Austrália: a interminável viagem dos sapos: Um grupo de cientistas portugueses e brasileiros está a refazer os percursos do sapo ao longo de milhões de anos.
  1. Portugal e Espanha: o regresso do caimão: estudo dos resultados de várias reintroduções desta ave para actuar na conservação da espécie.
  1. França e Espanha: como os coelhos saíram da toca: a história de como um grupo de animais terá saído da Península Ibérica e chegado a França onde a espécie foi domesticada para servir de alimento nos mosteiros da Provença.

[divider type=”thick”]Ficha técnica:

Título: As Novas Viagens Philosophicas

Ano de produção: 2011 a 2016

Coordenação editorial e realização: Sandra Inês Cruz

Coordenação científica: Nuno Ferrand de Almeida

Produção: Um Segundo Filmes

Equipa no terreno: Sandra Inês Cruz (jornalista), Pedro Medeiros (operador de câmara e repórter de imagem), Umberto Rocha (repórter de imagem) e João Gazua (sonoplasta)

Datas de emissão: domingos, de 3 de Julho a 25 de Setembro, às 11h30

Leia aqui a entrevista que fizemos a Sandra Inês Cruz com os bastidores desta série de televisão.