Foto: Joana Bourgard/Wilder

Cinco sugestões de livros para crianças que gostam de natureza

Crianças

Os livros são uma forma fabulosa de despertar pequenos curiosos para o mundo natural que nos rodeia, pois em poucas páginas dão a conhecer a enorme diversidade que muitas vezes está mesmo à nossa porta.

A Wilder dá-lhe cinco sugestões de obras para pequenos (e grandes) naturalistas, que podem ser também um presente agora nesta época da Páscoa:

 

1. O Grande Livro dos Animais

capa do livro o grande livro dos animais

Esta nova obra da Bizâncio, para crianças curiosas sobre o mundo animal, segue a mesma linha editorial de “O Grande Livro dos Insectos”: as páginas de grande formato abrigam ilustrações de espécies de animais de todo o mundo, respondendo às mais variadas questões. Por que é que os lobos uivam à lua? Ou por que é que os hipopótamos gostam muito de lama? É necessário ler para descobrir.

 

O Grande Livro dos Animais

Autor: Yuval Zommer

Editora: Bizâncio

Preço: 16 euros

 

2. Animais Extraordinários: Olhos

“Olhos” é a obra mais recente da série Animais Extraordinários, da editora Kalandraka, que dá a conhecer a miúdos com mais de 7 anos a imensa diversidade que podemos encontrar na natureza. Neste livro, em particular, as crianças ficam a conhecer a forma diferente como algumas espécies conseguem ver o mundo, muitas delas fáceis de encontrar em Portugal: falcões-peregrinos, corujas-das-torres, caracóis-comuns-dos-jardins, libélulas e muitas outras… A colecção inclui ainda os livros “Bocas”, “Construtores”, “Nascer” e “Ocultos”. E não vai parar por aqui.

 

Animais Extraordinários – Olhos

Autores: Xulio Gutiérrez (texto) e Nicolás Fernández (ilustrações)

Editora: Kalandraka

Preço: 15 euros

 

3. Fazer, conhecer, criar – Manual de aventura

capa do livro

Edição original da italiana Edizioni del Baldo, publicada agora em português, este livro é um manual ilustrado que ensina os mais novos a explorar, conhecer, e respeitar a Natureza e a ultrapassar os imprevistos. Entre muitas outras coisas, as crianças aprendem a lançar papagaios, a falar com linguagem gestual, ficam a saber como se constrói um formigueiro ou também um barco de papel… Um livro com mais de 1.500 ilustrações para pequenos curiosos.

 

Fazer, conhecer, criar – Manual de Aventura

Autores: Vários

Editora: Livros Horizonte

Preço: 22 euros

 

4. A Lua

capa do livro a lua

Esta nova obra de Britta Teckentrup acompanha o ciclo lunar e as criaturas da noite que acompanham as transformações da Lua, noite após noite. Em cada página, o texto e ilustrações da autora transportam as crianças para um mundo poético. E em cada recorte, todos podem espreitar a página que se segue. Vale a pena conhecer também “A Árvore”, um livro da mesma autora publicado igualmente pela Edicare.

 

A Lua

Autor: Britta Teckentrup

Editora: Edicare

Preço: 12,95 euros

 

5. Um Ano Inteiro – Almanaque da Natureza

capa do livro um ano inteiro - almanaque da natureza

Em que semana acordam as joaninhas? Em que semana se podem ver as primeiras andorinhas? Se eu quiser montar uma caixa-ninho qual a melhor altura? E as aves migradoras, em que época passam por aqui? “Um ano inteiro” tem agora uma nova edição revista e melhorada, que nos convida a viver a natureza ao longo de todo o ano. Procura ser um complemento ao livro “Lá Fora”, desafiando os leitores com um ano inteiro de propostas, passeios e observações, os mais indicados para cada época e selecionados de acordo com o calendário do nosso país e as espécies que o habitam.

 

Um Ano Inteiro – Almanaque da Natureza

Autores: Isabel Minhós Martins (texto) e Bernardo P. Carvalho (ilustração)

Editora: Planeta Tangerina

Preço: 15,75 euros

 

Recorde também seis livros sobre natureza para crianças e jovens.