Atreva-se a fotografar uma cigarra e participe neste concurso

Cigarra-verde-do-Alentejo (Euryphara contentei). Foto: Vera Nunes

O projecto Cigarras de Portugal lançou um concurso de fotografia dedicado a estes insectos cantores que andam quase sempre bem escondidos na vegetação. Saiba como participar.

É por estes dias que as cigarras se fazem ouvir, permitindo aos cientistas que as estudam perceber que espécies é que andam por aí, uma vez que cada uma das 13 espécies conhecidas em Portugal emite um som diferente.

Cegarregão-abelhudo (Hilaphura varipes). Foto: Eduardo Marabuto

Agora, além da iniciativa de ciência cidadã que para que os portugueses gravem os sons das cigarras e os partilhem com o projecto Cigarras de Portugal, estes especialistas ligados à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) lançaram um desafio para que estes insectos sejam fotografados.

Em causa está o novo concurso de fotografia “Cigarras de Portugal”, que se realiza até ao final do próximo mês de Agosto e está aberto a profissionais e amadores. “Para se candidatar, cada participante pode submeter até três fotografias, de 11 das espécies que habitam no nosso país – excluindo apenas a cegarrega (Cicada orni) e a cigarra-comum-do-sul (Cicada barbara), as cigarras mais comuns, de forma a promover o registo de espécies menos conhecidas”, explica em comunicado o cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da FCUL.

As fotografias têm de ter sido tiradas na Primavera ou Verão deste ano, em território português, e registadas na plataforma Biodiversity4All. A identificação das espécies será confirmada pelos organizadores do concurso.

“Até com um simples ‘smarphone’ é possível fotografar uma cigarra”, explicam Paula Simões e Vera Nunes, do projecto Cigarras de Portugal e investigadores no cE3c, que admitem que a tarefa pode representar algum desafio. Isto porque “as cigarras maiores e mais audíveis tendem a estar em locais mais altos, enquanto as que estão mais abaixo cantam em geral mais baixo e tendem a ‘saltar’ de um sítio para outro.”

Cigarra-do-norte ou cigarra-da-serra-da-Estrela (Tettigettalna estrellae). Foto: Luís Guilherme Sousa

Para quem fotografar um destes sonoros insectos, estão reservados prémios para as três melhores fotografias. “As fotos vencedoras serão escolhidas pelo público por votação online de entre um conjunto de 10 fotos finalistas seleccionadas pelo júri, formado por investigadores da equipa ‘Cigarras de Portugal’, com base em critérios de qualidade estética e interesse científico”, informa também o cE3c.


Saiba mais.

Para participar na primeira edição do concurso “Cigarras de Portugal”, consulte aqui o regulamento.