Foto: Joana Bourgard/Wilder (arquivo)u

Cinclus: cinco coisas importantes sobre o festival de imagem de natureza

A não perder

Saiba o que vai acontecer no maior evento sobre fotografia de natureza do país, em Vouzela (Viseu), de 25 a 27 de Janeiro. Quem vai lá estar, o que pode ver e o que está a acontecer no mundo da imagem de natureza.

 

O que é o Cinclus?

É um festival de imagem de natureza que se realiza em Vouzela, no Cineteatro João Ribeiro, e que vai já na sua nona edição. Segundo João Cosme, um dos organizadores, esta é uma forma de juntar a comunidade de fotógrafos, de divulgar o seu trabalho e a importância da conservação do mundo natural.

 

Quem serão os oradores desta edição?

O festival terá 10 oradores, seis dos quais portugueses: Nuno Cabrita, Ricardo Lourenço, Sérgio Esteves, Tomás Martins, António Sá e Jacinto Policarpo. O programa conta ainda com o italiano Marco Ronconi, com o romeno Zoltan Nagy, e com os espanhóis Oriol Alamany e Joaquín Gutiérrez Acha .

 

De que trabalhos de fotografia de natureza irão falar os oradores?

Ursos, paisagens, leopardo das neves, garças e projectos de fotografia de natureza.

 

Além das palestras, o que posso fazer?

Logo na abertura do festival, a 25 de Janeiro, serão entregues os prémios Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano. Ao longo do festival pode ainda ver três exposições de fotografia – “Generg Fotógrafo de Natureza do Ano” (no Museu Municipal de Vouzela), “Realces” (ao ar livre, na Praça Morães de Carvalho) e “Anfíbios do Parque Natural local Vouga-Caramulo” (Sala Binaural) -, inauguradas no dia 26 de Janeiro de manhã. A seguir há degustação de cogumelos no Mercado Municipal de Vouzela. No mesmo dia tem ainda a apresentação de dois livros: “Rios de Montanha, nos domínios do Melro-d’água”, de João Cosme, e “Contraluz” de Maurício Soares e Vitor Andrade. Poderá ainda assistir a um workshop com os representantes das marcas Sigma, Olympus e Canon e participar no passeio fotográfico Sigma ao Parque Natural Local Vouga Caramulo (limite a 20 inscrições).

 

… E o que quer dizer “cinclus”?

Segundo João Cosme, “Cinclus é o nome científico do melro-d’água (Cinclus cinclus), uma ave dos rios de montanha que tem uma população interessante na zona de Vouzela. Acaba por ser uma marca da região. Mas o nome foi sugerido pelo amigo e também organizador deste evento, Ricardo Guerreiro”.

 

Consulte aqui o programa completo do festival.