Coruja-do-nabal na Ria Formosa. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Coruja na Ria Formosa foi um dos grandes vencedores do concurso Wiki Loves Earth Portugal

Início

As fotografias que ganharam a edição nacional do concurso promovido pelo movimento Wikimedia foram anunciadas esta segunda-feira. Fique a conhecê-las.

 

O voo de uma coruja-do-Nabal, captado por Norberto Esteves no Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, ficou este ano em primeiro lugar na categoria Vida Selvagem.

Coruja-do-nabal na Ria Formosa. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Norberto Esteves arrecadou também o primeiro lugar na categoria de Paisagem, com uma fotografia de dois garranos em luta, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Garranos no Gerês. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Já o segundo lugar da categoria de Paisagem foi atribuído ao fotógrafo Luís Afonso, com uma imagem da praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, no Litoral Alentejano.

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes. Foto: LuisMAfonso/Wiki Commons

Este ano, foi criada uma categoria especial, Troféu Oceanos, para fotos de vida e habitats marinhos, em colaboração com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e AmbientalO vencedor nesta categoria foi mais uma vez Luís Afonso, com uma fotografia de ninhos de cegonha-branca no Cabo Sardão, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Ninhos de cegonhas no Cabo Sardão, no Litoral Alentejano. Foto: LuísMAfonso/Wiki Commons

O júri do concurso português teve como membros André Barbosa (Wikimedia Portugal), Catarina Grilo (Associação Natureza Portugal/WWF), Fátima Trindade Neves (Wikimedia Portugal), Gonçalo Themudo (Wikimedia Portugal), José Teixeira (CIIMAR) e os fotógrafos Jorge Nunes e Rodrigo Cabrita, a partir de uma pré-selecção efetuada por dezenas de voluntários.

No total, participaram 113 candidatos, com 1.336 imagens descarregadas. Destas, o júri escolheu 14, incluindo as vencedoras nas categorias Vida Selvagem e Paisagem, que vão agora passar à fase internacional do concurso.

Ilhéu de Cima visto de uma formação de rochas de areia. Foto: Neide José Paixão/Wiki Commons
Libelinha gaiteiro-azul (Calopteryx virgo). Foto: Marco Jacobeu/Wiki Commons
Cabra-montês no Parque Natural da Peneda-Gerês. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Nesta nova etapa, concorrem entre si fotógrafos com imagens de natureza captadas em 38 países, desde a Austrália a Taiwan, Irlanda, Itália, Egipto, Cazaquistão e Zâmbia.

O Wiki Loves Earth é um concurso anual organizado pelo Movimento Wikimedia, ao qual pertencem a Wikipédia e o Wikimedia Commons, que tem como objectivo “despertar interesse pelas paisagens naturais e pela vida selvagem de todo o mundo”, explica a organização em comunicado.

Em Julho passado, fotógrafos amadores e profissionais foram convidados a compartilhar fotografias de natureza com uma licença livre, tiradas em áreas protegidas. Esta é já a sexta vez em que Portugal adere, com um total de 9.000 fotografias participantes desde a primeira edição em que entrou, em 2015 – dois anos depois da estreia do Wiki Loves Earth, na Ucrânia.

Na edição internacional do concurso de 2021, cujos resultados foram conhecidos já em Janeiro, Luís Afonso venceu com um primeiro lugar na categoria Paisagem, com uma imagem do pôr-do-sol na Praia do Abano, no Parque Natural de Sintra-Cascais.

 


Saiba mais.

Veja aqui as fotografias vencedoras da edição portuguesa – excepto a do Troféu Oceanos – e de outros países que concorrem este ano.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.