A Wilder

Criada em 2015, a Wilder – Rewilding your days é uma revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.

Escrevemos sobre conservação da natureza, naturalistas, Ciência (incluindo a Ciência Cidadã), livros, fotografia e desenho e História Natural. Damos-lhe sugestões do que não pode perder em cada estação do ano e de como se tornar um perito nas espécies de que mais gosta. E sobre o que pode fazer para ajudar a natureza em Portugal.

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Faça parte da Wilder. Como?

A equipa Wilder

Jornalistas

“Tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade.”

Ler perfil

“Escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza.”

Ler perfil

“É um privilégio poder mostrar a importância do mundo natural através de quem o estuda e protege.”

Marketing e Publicidade

Lurdes Dias

Cronistas e colaboradores habituais

Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (IELT/Universidade Nova) (Escrita com Raízes); Carine Azevedo (O que procurar: Espécies botânicas); Projecto LIFE Invasaqua (Espécies Aquáticas Invasoras); Miguel Dantas da Gama (Dias com Vida Selvagem); Paulo Catry (Crónicas naturais); SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Conte as Aves que Contam Consigo)

Colaboradores “Que Espécie é Esta?”

Albano Soares (libélulas, libelinhas, abelhas, vespas, borboletas): Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal

Associação Ecofungos (fungos e cogumelos)

Carine Azevedo (botânica): consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco.

Eduardo Marabuto (borboletas): entomólogo

Eva Monteiro (grilos, gafanhotos, ralos, saltões):Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Filipe Ribeiro (espécies aquáticas de água doce): SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA

Francisco Álvares (mamíferos carnívoros): investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos)

GelAVista (espécies gelatinosas): IPMA

Gonçalo Calado (espécies aquáticas marinhas; caracóis): professor da Universidade Lusófona

Gonçalo Elias (aves): responsável pelo portal Aves de Portugal

Joaquim Tapisso (musaranhos): investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

José Manuel Grosso-Silva (insectos): responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto)

Luís Ceríaco (répteis): investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Magnus Robb (sons de espécies selvagens): ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves e do mundo natural

Mónica Albuquerque (espécies aquáticas marinhas): assessora de Biodiversidade Marinha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)

Pedro Sousa (aranhas): investigador doCIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos)

Roberto Martins (espécies aquáticas marinhas): biólogo marinho e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro

Rui Andrade (moscas): dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook

Rui Félix (percevejos): Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal

Rui Rebelo (anfíbios): investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Sílvia Pina (grilos, gafanhotos, ralos, saltões):Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal

Teresa Rodrigues Lopez (lesmas): investigadora na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)

Financiamento

A Wilder é um órgão de comunicação social, registado na ERC, dedicado exclusivamente à conservação da natureza. É uma revista online de jornalismo independente, suportada pelas sócias fundadoras, pelas vendas da loja Wilder e por alguma publicidade no site.

Mais informações