Cinco livros sobre Natureza que os mais novos vão querer conhecer

Livros

Desde muito novas que as crianças podem ganhar gosto pela leitura e pela Natureza. Deixamos-lhe aqui cinco sugestões de livros que os mais pequenos, tal como os mais crescidos, irão ler muitas vezes sem conta. Um belo presente para este final do ano.

 

 

O GRILO MUITO SILENCIOSO

Por Eric Carle

Kalandraka

Data da publicação: 2015

Preço: 18,5 euros

 

Eric Carle começa este novo livro por explicar aos pequenos leitores que existem mais de 4000 espécies de grilos na Natureza. A história acompanha o percurso de um pequeno grilo que tenta emitir o tradicional “cri-cri” com as suas asas – que segundo o autor, “Há quem diga que soa como uma canção” – mas nada. Página após página, o pequeno grilo silencioso vai encontrando um gafanhoto, uma libélula, um louva-a-deus… Nunca tem resposta para ninguém, pois nasceu há muito pouco tempo. Mas no final, surge uma surpresa. Esta obra destina-se a crianças com mais de três anos e vem de um autor que já publicou mais de 70 livros, como “O senhor cavalo-marinho”, “A lagartinha muito comilona” e “10 patinhos de borracha”.

 

 

UM ANO INTEIRO – AGENDA PARA EXPLORAR A NATUREZA

Por Isabel Minhós Martins (textos) e Bernardo P. Carvalho (ilustrações)

Selecção de conteúdos: Isabel Minhós Martins, Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário

Planeta Tangerina

Data de publicação: Final de Novembro

Preço: 18,90 euros

 

Primeiro, foi o sucesso do livro “Lá Fora – Guia para Descobrir a Natureza”, lançado em 2013 e escrito pela dupla de biólogas Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário. Agora, as duas autoras juntaram-se a Isabel Minhós Martins na selecção de conteúdos para um novo livro: uma agenda que convida os leitores a explorarem o mundo natural que os rodeia, ao longo do ano inteiro. Qual a melhor altura para assistir à brama dos veados? Em que semana acordam as joaninhas? Quando é que chegam as primeiras andorinhas? Esta é uma agenda intemporal, com inúmeras propostas de passeios e observações, para todas as idades.

Pode ainda conhecer mais sobre o livro “Lá Fora” aqui (e sobre outros livros) e ler sobre um passeio e uma entrevista com Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário.

 

 

INVENTÁRIO ILUSTRADO DOS INSECTOS

Por Virginie Aladjidi (textos) e Emmanuelle Tchoukriel (ilustrações)

Data de publicação: Final de Novembro

Kalandraka

Preço: 16 euros

 

Este novo inventário ilustrado dá a conhecer 65 espécies de insectos de todo o mundo, todos eles acompanhados por ilustrações naturalistas coloridas a aguarela, representadas como nos cadernos de campo de antigamente. Através de 48 páginas, recomendadas para leitores a partir dos seis anos, Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel vão explicando a anatomia, o habitat, a alimentação e algumas estranhas curiosidades destes animais. As duas autoras já publicaram também um “Inventário Ilustrado das Árvores”, um “Inventário Ilustrado dos Animais” e um “Inventário Ilustrado dos Animais com Cauda”.

 

 

SEREI UMA PLANTINHA DANINHA?

Por Carlos Canhoto (textos) e Danuta Wojciechowska (ilustrações)

Data de publicação: 2015

Lupa Design

Preço: 12,50 euros

 

Carlos Canhoto (António Luís Carlos) é permacultor e apicultor e é esse olhar fascinado pela Natureza e pela terra que ele partilha com quem lê este conto para crianças, em que os pequenos leitores acompanham as várias etapas do crescimento de uma pequena planta. Tudo começa com uma pequena semente que cresce na horta, junto de muitas frutas e legumes, sem ter qualquer ideia do que virá a ser. E o receio instala-se: “Serei uma plantinha daninha?”.

 

 

DEPOIS DA CHUVA

Por Miguel Cerro

Data de Publicação: Final de Novembro

Kalandraka

Preço: 14 euros

 

Chove sem parar naquele bosque maravilhoso e uma pequena raposa oferece-se para ir buscar comida e água para os outros animais, mas os companheiros da desgraça não acreditam nas suas intenções (e também que ela o consiga) e atribuem essas tarefas a outros. Recomendado para idades a partir dos seis anos, “Depois da Chuva” fala sobre ultrapassar as dificuldades, sobre a vida em comunidade e o trabalho em equipa. A obra foi galardoada com o VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.