Foto: Joana Bourgard

Lançada plataforma verde para travar perda de natureza

Para celebrar o seu terceiro aniversário, a Associação Natureza Portugal (ANP) – WWF lançou hoje a plataforma digital “Mudança Verde”, para ajudar os cidadãos a porem a natureza no centro das suas decisões no dia-a-dia.

Com cerca de um milhão de espécies actualmente ameaçadas de extinção, o planeta está a enfrentar uma dramática crise da biodiversidade.

Enquanto os líderes políticos preparam, este ano, um novo plano para travar a perda de biodiversidade para a próxima década, os cidadãos também têm o seu papel na conservação do mundo natural.

Foi a pensar neles que a ANP-WWF lançou hoje a plataforma digital Mudança Verde, “uma ferramenta para todos os portugueses que querem um futuro mais justo, sustentável e verde, onde a Natureza está no centro de todas as decisões”.

Nesta plataforma, o cidadão encontra as alternativas mais amigas da natureza para a casa, compras, viagens e o dia-a-dia. E também os impactos que as suas acções diárias têm no mundo natural.

Por exemplo, comer uma manga do Brasil equivale a ir de carro de Lisboa a Sevilha 16 vezes. Como alternativa, a ANP-WWF aconselha tentarmos consumir produtos da época e produzidos em Portugal.

“Num mundo com excesso de informação é difícil saber por onde começar”, disse Ângela Morgado, diretora executiva da ANP-WWF, em comunicado. “A plataforma que lançamos ajuda as pessoas a perceberem o impacto que têm no planeta e a adotarem hábitos mais verdes e mais justos para todos. É a forma que temos de contribuir para travar a perda dramática de natureza.”

Esta plataforma incentiva ainda os portugueses a apoiarem a lista de desejos da ANP|WWF para a Presidência do Conselho da União Europeia.

“Acreditamos que, com a Presidência Portuguesa ao Conselho da União Europeia, o nosso Governo tem uma oportunidade única para liderar e guiar as negociações que farão da Europa um exemplo: onde a natureza esteja no centro das decisões, em que a agricultura seja mais amiga do ambiente, os oceanos mais saudáveis, exista mais água e um futuro mais verde”, acrescenta Ângela Morgado. 

Na plataforma, os cidadãos poderão assinar uma petição de apoio à lista de seis desejos da ANP-WWF para Portugal e para a Europa: “queremos uma agricultura mais amiga do ambiente, a nossa natureza de volta, oceanos mais saudáveis, mais água e um futuro mais verde e justo para todos”.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.