Junte-se ao Dia de Limpeza Costeira e ajude a tirar o lixo das praias portuguesas

Praia. Foto: Pexels/Pixabay

O Dia Internacional de Limpeza Costeira comemora-se sempre no terceiro sábado de Setembro mas as acções prolongam-se até ao final do mês. Saiba o que está previsto.

A partir deste sábado, 18 de Setembro, e até dia 26, quem quiser ajudar a limpar o litoral português tem muitas opções disponíveis, ligadas ao Dia Internacional da Limpeza Costeira. Tanto nas praias como dentro de água, estão previstas mais de 150 acções que acontecem por todo o país, incluindo Açores e Madeira.

“Desde o início desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas 134 toneladas de lixo marinho em mais de 800 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 14.000 voluntários e 200 organizações”, informa em comunicado a Fundação Oceano Azul, organizadora do evento.

Quem quiser participar pode consultar as acções disponíveis na sua região e entrar em contacto com as entidades organizadoras para se inscrever.

Mais de 1.300 alunos

Entre os voluntários vão participar mais de 1.300 alunos das escolas que aderiram ao programa Educar para uma Geração Azul, e também os atletas Frederico Morais – surfista que vai acompanhar as escolas do concelho de Mafra – e Joana Schenker, bodyboarder, que se junta aos alunos do concelho de Silves.

“Com esta iniciativa pretende-se continuar a mobilizar a sociedade civil para uma maior consciência ambiental, alertando para a necessidade urgente de maior proteção do oceano”, adianta a Fundação Oceano Azul, que acrescenta que este ano todas as iniciativas ligadas ao dia internacional integram a campanha #EUBeachCleanup, que agrega acções de limpeza por todo o mundo.  


Saiba mais.

Recorde estas cinco pistas para retirar o lixo da praia e do mar, com Ana Pêgo.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.