Coruja-do-nabal na Ria Formosa. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Concurso Wiki Loves Earth quer angariar fotos das áreas protegidas, plantas e animais de Portugal

Até dia 31 de Maio, vai estar a decorrer a etapa nacional do concurso de fotografia promovido pela Wikimedia Commons, anunciou a organização.

O objectivo do Wiki Loves Earth é “angariar fotografias de todo o património natural do mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos no Wikimedia Commons e possam ilustrar os respectivos artigos enciclopédicos na Wikipédia”, explica uma nota de imprensa enviada à Wilder pela Wikimedia Portugal. 

Esta associação sem fins lucrativos organiza em Maio a fase nacional do concurso, que se realiza também noutros países de forma independente. Serão premiadas, com prémios até 500€, as melhores fotografias nas categorias de Paisagem e de Vida Selvagem. Na última edição, o fotógrafo Norberto Esteves arrecadou os primeiros prémios nas duas categorias.

Coruja-do-nabal na Ria Formosa, primeiro lugar na categoria “Vida Selvagem”. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Também voltará também a ser atribuído o Troféu Oceanos (Menção Honrosa) que irá premiar fotos de vida e habitats marinhos, em colaboração  com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

No final desta etapa, as 15 melhores fotografias captadas em Portugal seguem para a segunda fase, a nível internacional, onde concorrem com as melhores imagens de outras nacionalidades. No início de 2022, o fotógrafo português Luís Afonso venceu a etapa internacional, na categoria Paisagem.

“Praia do Abano at Sunset”. Foto: Luís Afonso

Este ano, tal como no ano anterior, o concurso vai contar com um prémio especial que tem como tema o impacto da ação humana no património natural – o prémio especial “Direitos humanos e ambiente”, para a melhor fotografia relacionada com esse tema. 

Como concorrer

Na edição deste ano, as fotos devem ser submetidas até 31 de Maio, seguindo as instruções do concurso. É obrigatório participar com fotografias tiradas em espaços naturais protegidos. As áreas protegidas abrangidas constam do mapa disponível no site, onde é possível descobrir também que áreas ainda não foram fotografadas.

Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, desde que respeite as regras. Todas as imagens devem ser propriedade dos participantes e devem ser licenciadas sob uma licença livre. As fotos podem ter sido tiradas a qualquer momento, tanto no próprio mês de Maio, ou em meses ou anos anteriores. As imagens serão analisadas por um júri, em Junho, e os vencedores serão anunciados e contactados pela organização. 

Este ano são aceites fotografias não só dos países que participam no concurso principal mas do mundo inteiro também. No caso de não estar a realizar-se nenhuma edição do Wiki Loves Earth no país do concorrente, este deve submeter as suas fotografias aqui.

Inês Sequeira

A minha descoberta do mundo começou nas páginas dos livros. Desde que aprendi a ler, devorava tudo o que eram livros e enciclopédias em casa. Mais tarde, nos jornais, as minhas notícias preferidas eram as que explicavam e enquadravam acontecimentos que de outra forma seriam compreendidos apenas pelos especialistas. E foi com essa ânsia de aprender e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista. Comecei em 1998 na área de Economia do PÚBLICO, onde estive 14 anos a escrever sobre transportes, aviação, energia, entre outros temas. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da agência Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água” e trabalho para um mundo melhor. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.