Que espécie é esta: besouro Anomala quadripunctata

O leitor Ariel M. Wendt observou este insecto a 6 de Junho perto da Figueira da Foz, e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Meu nome é Ariel, sou um naturalista brasileiro morando em Portugal há pouco mais de um ano, acompanho o trabalho de vocês há mais ou menos esse mesmo período”, escreveu o leitor à Wilder. 

“No dia 6 de junho deste ano registrei, caminhando entre o Parque de Merendas da Cova da Gala e o Parque de Campismo Orbitur Gala, uma espécie de Coleoptera que não fui capaz de identificar. Acredito que seja um escaravelho, mas não tenho certeza, entomologia não é exatamente o meu forte. Como fã da vossa série “Que espécie é esta” pensei que talvez pudessem me ajudar.”

Trata-se do besouro Anomala quadripunctata.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Anomala quadripunctata (Olivier, 1789) é um besouro que, apesar de presente em praticamente todo o país, não é das espécies mais frequentes ou abundantes.

As larvas desenvolvem-se em solos mais ou menos arenosos e alimentam-se de raízes de gramíneas, como Ammophila arenaria (L.).


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.