Que espécie é esta: Cryptocephalus rugicollis

O leitor Paulo Nobre observou esta espécie em 2012 em Setúbal e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Sou um apaixonado pela fotografia macro, principalmente pelo mundo dos insectos. É-me, no entanto, difícil descobrir o nome científico de algumas das espécies que fotografo e por isso peço a vossa ajuda”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se da espécie Cryptocephalus rugicollis.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Esta é uma espécie comum que normalmente se encontra em asteráceas, como foi o caso.

Nesta espécie há alguma variação na coloração dos élitros, mas estes exemplares têm o aspeto mais comum, com duas manchas próximo da base e uma maior próximo do ápice. 

Cryptocephalus é um género grande que só em Portugal inclui mais de 40 espécies.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


PUB