Que espécie é esta: excrementos de raposa ou cão

O leitor Siggi Matos encontrou estes excrementos na Serra da Estrela a 24 de Setembro, e quis saber de que animal serão. Francisco Álvares responde.

“Encontrei este excremento, presumo ser de um mamífero. Estava no caminho que liga a área recreativa/campismo do Covão de Ametade ao Vale da Candeeira, no Vale das Candeeirinhas (no caminho PR-5), a um quilómetro a NNE do referido Covão de Ametade, a 1480 metros de altitude. Juntei uma moeda de 1 Eur para escala. Comprimento aproximado 8 cm. A consistência era fibrosa e seca. Sabem de que animal será o dejecto?”, perguntou a leitora à Wilder.

Tratam-se de excrementos de canídeo.

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos.

É dificil distinguir excrementos, mas pela dimensão e aspeto aparenta ser de um canídeo (raposa ou cão).


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.