Que espécie é esta: fuinha

A leitora Cristina Silva Oliveira viu este animal na serra de Grândola a 20 de Março e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.

“Na serra de Grândola, zona de montado, costumamos deixar comida para os gatos errantes. Há cerca de um mês apareceu pela primeira vez um animal durante a noite que não parecia um gato. Tem voltado periodicamente para “comer” a comida dos gatos e neste vídeo consegue-se vê-lo de uma forma mais completa e com alguma luz. Temos mais vídeos mas este é mesmo um dos melhores. Só aparece de noite. Já vimos neste local um sacarrabos, durante o dia. Não sei se é possível a identificação mas gostaríamos de saber se possível”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma fuinha (Martes foina).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

Trata-se de uma fuinha (Martes foina), uma espécie comum e com uma distribuição generalizada em Portugal.

Tal como é evidente no vídeo, apresenta as dimensões de um gato-doméstico mas caracteriza-se por ter uma cauda volumosa e uma mancha branca no peito que se estende até às patas anteriores.

A fuinha é um carnívoro da família dos Mustelídeos (tal como a doninha e a lontra), que habita florestas, incluindo em zonas urbanas, e apresenta uma atividade estritamente nocturna, passando por isso facilmente despercebida a sua presença.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.