gaio com uma semente no bico
Gaio. Foto: Jerzystrzelecki / Wiki Commons

Que espécie é esta: gaio

A leitora Eunice Trindade fotografou esta ave perto da Praia do Carvoeiro, a 5 de Maio, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.

Trata-se de um gaio (Garrulus glandarius).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“O gaio é um dos ‘imitadores’ que podemos encontrar entre as espécies da nossa avifauna, supreendendo pela imensa capacidade de reproduzir outros sons”, segundo o portal Aves de Portugal.

As penas azuis das asas são a característica mais fácil de detectar nesta espécie, pois contrastam bastante com a tonalidade acastanhada do dorso e peito.

As asas têm também um padrão preto-e-branco, tornando a combinação de cores muito visível quando estão a voar.

O gaio está bem distribuído de norte a sul do território, sendo mais abundante na metade norte e no extremo sul. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.