Que espécie é esta: grilo-de-sela

O leitor Mateus Godinho encontrou este grilo no miradouro da Ermida de São Simão, Figueiró dos Vinhos, a 2 de Agosto e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

“Encontrei este grilo de sela no Miradouro da Ermida de São Simão no dia 2 de Agosto. Gostaria de saber a espécie. Achei estranho este indivíduo não ter patas traseiras”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratar-se-á de um grilo-de-sela-Ana-Paula (Lluciapomaresius anapaulae).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Trata-se de um grilo-de-sela do género Lluciapomaresius, provavelmente o grilo-de-sela-Ana-Paula (L. anapaulae), tendo em conta o local onde foi observado, que é um espécie endémica de Portugal, mais concreta da zona do Oeste. 

A ausência de patas traseiras talvez se deva a alguma tentativa de predação. É comum os ortópteros soltarem as patas traseiras quando os predadores os apanham por esta parte do corpo, já que preferem ficar coxos a serem comidos.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.