Que espécie é esta: longicórnio do género Acanthocinus

A leitora Maria Especiosa fotografou este escaravelho a 19 de Setembro em Bragança e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Vivo em Bragança e tinha este ser lindíssimo escondido nuns móveis antigos. Levei-o num papel para o jardim e espero que siga a sua vida. Podem dizer-me que animal é este?”, escreveu a leitora à Wilder. 

Trata-se de um longicórnio do género Acanthocinus.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

O escaravelho das fotos é um longicórnio do género Acanthocinus.

Pelas fotos não consigo identificar a espécie com segurança mas parece-me que, das três que se conhecem em Portugal, Acanthocinus aedilis se pode excluir.

As larvas das espécies deste género alimentam-se de madeira de coníferas mortas ou moribundas, participando por isso na decomposição da madeira, que é um processo ecológico natural muito importante e necessário.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.