Foto: Luís Borges

Que espécie é esta: medusa-do-tejo

O leitor Luís Borges observou um animal na praia da Barra em Aveiro, a 1 de Julho, e pediu ajuda para identificar a espécie. A equipa do GelAvista responde.

“Encontrei este animal na praia da Barra em Aveiro no dia 1 de julho. Parece uma espécie de molusco, o que poderá ser?”, perguntou Luís Borges, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma medusa-do-tejo, com o nome científico Catostylus tagi.

Espécie identificada e texto por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Não se trata de um molusco, mas sim de uma medusa, que pertence ao grupo dos cnidários. A medusa-do-tejo, como é o caso desta espécie, é a medusa mais comum em águas de Portugal continental. É frequente nas zonas de Lisboa e Setúbal, nos rios Tejo e Sado, mas ocorre um pouco por toda a costa, sendo encontrada, por exemplo, no Porto, em Aveiro e no Algarve. Em Julho, têm sido observadas com alguma regularidade nestas áreas.

As medusas-do-tejo podem apresentar uma cor esbranquiçada, acastanhada ou azulada, gónadas em forma de “X”, oito tentáculos volumosos com excrescências e as fissuras avermelhadas ou acastanhadas no bordo da campânula. É uma espécie de grandes dimensões, podendo atingir os 65 cm de diâmetro.

Sendo uma espécie ligeiramente urticante, recomenda-se que se evite o contacto com os organismos.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.