Que espécie é esta: pegadas de cão-doméstico?

A leitora Alexandra Moura encontrou estas pegadas perto de Amarante, Serra do Marão, a 26 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde. 

“Fui fazer um trilho por terras de Amarante e deparei-me com estas pegadas na neve… Serra do Marão. As pegadas eram de três animais, pela vossa experiência… seria lobo!!!”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratar-se-ão de pegadas de cão-doméstico.

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

A identificação inequívoca de pegadas é difícil para a maioria das espécies de carnívoros, principalmente através de fotografia sem qualquer escala (por exemplo uma moeda, o pé ou uma fita métrica).

Posto isto, este rasto na neve aparenta ser de um canídeo de grande porte, que pode ser lobo ou cão.

Tendo em conta a área geográfica da observação (serra do Marão), onde não existe confirmação de presença de lobo ou alcateia há várias décadas, torna-se mais provável que esse rasto de três animais seja de cão-doméstico.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.