Que espécie é esta: quironomídeo

A leitora Tânia Loureiro observou este insecto a 5 de Abril em Coimbra e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.

“Envio este email numa tentativa de identificação deste insecto e seu grau de perigo para a saúde. Ontem (5 de Abril) de tarde tinha as paredes e chão das varandas cheias destes insectos. No final do dia, já sem grande intensidade solar, vi-os a voar junto das calhas de escoamento da água da chuva do telhado (moro no último andar de um prédio urbano em Coimbra). Também consegui observar que alguns andavam aos pares, ligados pela parte traseira. Não consegui abrir as janelas, uma vez que eles tentavam entrar em casa”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um quironomídeo.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É um díptero da família Chironomidae.

Os quironomídeos são conhecidos em inglês por ‘nonbiting midges‘, precisamente por não serem capazes de picar, sendo por isso completamente inofensivos (embora possam ser um incómodo quando em número elevado).

Podem-se distinguir facilmente dos mosquitos (Culicidae) por não apresentarem peças bucais alongadas, característica que este último grupo possui.

Em várias espécies de Chironomidae os machos formam grandes enxames de acasalamento. Algumas espécies formam os enxames de dia, enquanto que outras preferem o crepúsculo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.