Que espécie é esta: vespa-cuco

A leitora Isabel Gonçalves encontrou este insecto a 17 de Junho em Valezim, na Serra da Estrela, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.

“Apareceram algumas ‘moscas’ destas dentro de casa; não me lembro de as ver em anos anteriores. Moro na encosta poente da Serra da Estrela, numa aldeia chamada Valezim, a uma cota entre os 600 e 800 metros. De que espécie se trata?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma vespa-cuco.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma vespa-cuco (família Chrysididae). A espécie não sei dizer.

Os adultos da maioria das espécies caracterizam-se por apresentar cores com brilhos metálicos, tais como verde, azul ou dourado.

Podem ser observados frequentemente a alimentar-se do néctar de flores ou a inspecionar cavidades na madeira ou muros em busca dos ninhos dos hospedeiros, pelo que por vezes aparecem junto de habitações humanas.

São, no entanto, completamente inofensivos para as pessoas.

A maioria das vespas-cuco são parasitóides de vespas e abelhas solitárias. As larvas de vespa-cuco podem começar por se alimentar do ovo ou da larva jovem do hospedeiro, para de seguida consumir o alimento armazenado no ninho deste. Pode também acontecer que a larva parasitóide consuma apenas a larva madura do hospedeiro.

O nome comum destas vespas deriva precisamente do facto de, tal como acontece com os cucos, terem um estilo de vida parasitário.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.