Que espécie é esta: vespa da família Pompilidae

A leitora Fátima Loureiro observou este insecto a 12 de Novembro de 2023 em Loulé e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.

“Fotografei este inseto nas minas de sal gema (na rua), em Loulé, dia 12 de Novembro de 2023, às 12h21. Gostava de saber que inseto é”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma vespa da família Pompilidae.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma vespa solitária da família Pompilidae.

As vespas desta família capturam aranhas que servirão de alimento às suas larvas. As aranhas são frequentemente maiores que as vespas, pelo que estas devem manobrar as presas com cuidado para evitar as suas quelíceras, ao mesmo tempo que tentam administrar um veneno paralisante com o seu ferrão.

Após paralisar a aranha, a vespa arrasta-a através do solo até ao seu ninho, onde deposita um único ovo sobre esta.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.