Foto: jplenio/Pixabay

David Attenborough fez 96 anos. E estreou uma nova série

Início

O leitor Luís Custódia fala-nos das novas aventuras do mais famoso naturalista do mundo, que continua em grande actividade. Desta vez, dando a conhecer a vida secreta das plantas, num programa que para já estreou na BBC.

Sir David Attenborough, o eterno porta-voz do mundo natural para uma plateia cada vez mais extensa e fervilhante de seres humanos, fez este domingo 96 anos. E surpreende-nos com mais uma fabulosa série, desta vez sobre plantas. 

Chama-se O Planeta Verde, a vida secreta das plantas. E leva-nos a vários pontos do globo entrando em mundos de árvores, flores e catos, revelando os seus segredos numa perspetiva das próprias plantas. 

Depois do período conturbado da pandemia, em que David ficou privado de viajar e “preso” na sua casa em Londres, é de assinalar este regresso surpreendente e em grande estilo. 

Ao contrário dos programas mais recentes, em que o grande naturalista apresentava o início da série numa breve e fugaz aparição e ficando apenas pela ‘voz off’, desta vez, é o regresso do apresentador ao terreno. Como sempre o conhecemos, pejado de fascínio e lançando aquele entusiasmo envolvente, ou seja, vivendo no seu habitat natural. 

David Attenborough na Grande Barreira de Coral, Austrália, em 2015. Foto: Wiki Commons

Em o “O Planeta Verde”, Sir David Attenborough, aí está ele. Deslocando-se num teleférico ao longo da abóbada da selva da Costa-Rica, dando-nos as boas-vindas ao campo de batalha do mundo das florestas tropicais. Na Finlândia com 18 graus negativos, sacos de água quente, cobertores e um bom anoraque ajudaram o apresentador a manter-se quente na imensidão branca da taiga coberta de neve. Esta série também nos leva a viajar no tempo, até às primeiras grandes séries da BBC. Um momento impregnado de nostalgia vem do deserto do Mojave, num pequeno excerto de “O Planeta Vivo”, com David a apresentar um arbusto muito antigo. E agora, passados 40 anos, David no mesmo local, apresentando o mesmo arbusto. Fantástico! 

Esta nova produção da BBC é composta por cinco episódios, divididos em mundos tropicais, sazonais, aquáticos, do deserto e dos humanos. Isto é, deambular por entre flores cadáver, sequóias, nenúfares, saguaros e ervas nos passeios da Piccadilly Circlus, no coração de Londres. 

Hoje, 8 de maio de 2022, David Attenborough atinge os 96 anos de idade. Acaba de estrear uma nova série. E este ano, assinala igualmente os 70 anos de carreira. Um feito incrível deste eterno e mítico apresentador. 

Esta recente série é mais uma manifestação da sua resiliência e entusiasmo em acenar mais uma vez ao sapiens, numa tentativa sedutora de o fazer sair para fora do seu mundo, essa sociedade digital e da tirania do lucro, e abanando-o de modo a que desperte para a importância de preservarmos as várias formas de vida que compõem este Planeta Verde, sem o qual não podemos viver. 

Penso que não deve demorar muito, que nos próximos fins de semana nos canais habituais da TV e à hora do costume, aí estará: O Planeta Verde, de David Attenborough.

Parabéns a David Attenborough!

PS: Sir David, qual vai ser a próxima série?