Foto: Jorge Sanfins

Que espécie é esta: alvéola-cinzenta

Naturalistas locais

O leitor Jorge Sanfins fotografou uma ave em Coimbra, em Abril de 2018, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.

“Boa tarde, será que me podem confirmar se a espécie é uma alvéola amarela?”, questionou Jorge Sanfins, na mensagem enviada à Wilder.

Alvéola-cinzenta. Foto: Jorge Sanfins

Trata-se na verdade de uma alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Entre outros aspectos, explica este especialista, a alvéola-cinzenta distingue-se da alvéola-amarela – com a qual é muitas vezes confundida – “por ter a garganta preta (no caso do macho) e pela cauda bastante mais longa”.

“A espécie ocorre em Portugal durante todo o ano, mas em certos locais junto à faixa costeira está presente apenas no Inverno”, adianta.

De acordo com o portal Aves de Portugal, a alvéola-cinzenta “frequenta zonas de água límpida e corrente, como ribeiros de montanha, pequenos 
diques ou represas”. Por vezes, é também observada em canais de rega.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.