Que espécie é esta: grilo-de-sela-de-Ana-Paula

Naturalistas locais

Foto: Carina Cristóvão

A leitora Carina Cristóvão fotografou este insecto na zona de Bucelas, Loures, a 28 de Novembro do ano passado e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

“Fiquei muito curiosa, pois nunca vi nada semelhante”, comentou Carina Cristóvão.

 

 

A espécie que observou é um grilo-de-sela-de-ana-paula (Lluciapomaresius anapaulae).

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“Trata-se de um grilo-de-sela do género Lluciapomaresius. Tendo em conta o sítio onde foi vista deve ser Lluciapomaresius anapaulae, uma espécie endémica de Portugal. Belo registo!”, diz Eva Monteiro.

Esta é uma espécie que apenas existe em Portugal Continental, mais concretamente na região litoral a Norte de Lisboa, numa área estimada em cerca de 8.400 quilómetros quadrados. Ocorre em habitats de floresta e matos.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), esta espécie tem um estatuto de conservação de Quase Ameaçada, porque as populações desta espécie estão a diminuir.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Precisamos de lhe pedir um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.