Foto: Juan Emilio/Wiki Commons

Que espécie é esta: Libélula Sympetrum nigrifemur

Naturalistas locais

A leitora Adriana Gonçalves encontrou uma libélula na ilha da Madeira e pediu ajuda para saber a espécie. Albano Soares responde.

“O meu nome é Adriana e vivo na Madeira. Encontrei um libélula numa zona de mato costeiro e gostaria de saber qual é a espécie”, explicou na mensagem enviada à Wilder.

Esta libélula foi fotografada no dia 7 de Dezembro, no Miradouro do Cabo Girão, concelho de Câmara de Lobos.

Foto: Adriana Gonçalves

Trata-se de uma libélula da espécie Sympetrum nigrifemur, que em inglês é conhecida pelo nome comum ‘Island darter’ (“libélula da ilha”, em português).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O nome comum desta libélula, em inglês, faz sentido. É que a espécie é endémica dos arquipélagos da Madeira e das Canárias, ou seja, só existe nessas ilhas.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, o estatuto desta libélula é Pouco Preocupante no que respeita à sua conservação, mas as populações poderão estar a diminuir.

A principal ameaça apontada é o uso turístico e as modificações nos lagos e rios que formam o habitat da espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.