Observada primeira alcateia de lobos em quase 100 anos na Califórnia

Este poderá ser o regresso da espécie a este estado norte-americano, depois de ter sido caçada até à extinção.

 

O Departamento da Califórnia de Vida Selvagem e Pescas publicou no seu site fotografias, captadas por câmaras remotas, de dois adultos e de cinco crias de lobo cinzento (Canis lupus) numa floresta do Norte da Califórnia.

“Esta é uma notícia entusiasmante para a Califórnia”, diz Charlton H. Bonham, director do departamento. “Sabíamos que os lobos haveriam, eventualmente, de regressar a este estado e parece que isso está a acontecer.”

Historicamente, os lobos cinzentos habitaram a Califórnia mas, ao longo dos séculos XIX e XX, foram sendo dizimados. A última vez que se avistou um lobo foi em 1924, à excepção desta alcateia e do lobo OR7 que entrou na Califórnia em Dezembro de 2011. Este esteve na Califórnia apenas cerca de um ano e agora está numa alcateia no Oregon.

O lobo cinzento está classificado como ameaçado na Califórnia.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.