Pato-trombeteiro. Foto: Vaibhavcho/Wiki Commons

Sete espécies que precisam das zonas húmidas

Torne-se um perito

Flamingos, garças, patos, enguias, lontras, gatos-bravos e inúmeras espécies de plantas dependem das zonas húmidas espalhadas de Norte a Sul do país para se reproduzirem, para descansarem ou ainda para procurar alimento ou abrigo. Aqui ficam alguns dos casos que precisa saber, neste Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Galeirão-comum (Fulica atra): cerca de 13.000 aves costumam concentrar-se nas Lagoas de Santo André e da Sancha, na época pós-reprodução.

Arrabio (Anas acuta): têm uma importante população invernante no Paul do Boquilobo.

Morcegos: várias espécies formam colónias com mais de 5.000 animais na região do Alviela, que abrange a Zona Húmida Ramsar do Polje de Mira Minde.

Pernilongo (Himantopus himantopus): esta espécie, assim como a andorinha-do-mar-anã (Sternula albifrons), utiliza o Estuário do Mondego como importante local de nidificação.

Pato-trombeteiro (Anas clypeata): mais de 1% da população do Mediterrâneo passa o Inverno no Paul do Taipal.

Enguia (Anguilla anguilla): as enguias dependem de zonas como a Ribeira do Vascão, das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Outras espécies de peixes dependentes das zonas húmidas de Portugal são a lampreia-marinha, o ruivaco e o barco-comum.

Lontra (Lutra lutra): é possível encontramos esta espécie em várias zonas húmidas do país, nomeadamente no Estuário do Sado.

Nos seus passeios nas zonas húmidas, saiba como identificar os indícios que encontrar. Aqui ficam dicas para descobrir a geneta, o texugo, a raposa e a lontra.

Aqui ficam as 31 Zonas Húmidas de Portugal listadas pela Convenção Ramsar.