Berlengas
Foto: Isabel Fagundes

LIFE Berlengas entre finalistas do Prémio Natura 2000 Award

O projecto português LIFE Berlengas, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é um dos cinco finalistas do prémio europeu na categoria “Conservação”.

 

O anúncio foi feito esta terça-feira, com a selecção do LIFE Berlengas entre um total 36 candidaturas na sua categoria. Além do prémio atribuído por um júri, o projecto vai estar também para votação como “escolha do público” até dia 15 de Setembro, no site da Rede Natura 2000.

O projecto decorreu entre 2014 e 2019 no arquipélago do mesmo nome ao largo de Peniche, tendo como principal objectivo “devolver a essência da ilha [da Berlenga]”. A equipa trabalhou para criar “melhores condições às espécies nativas daquele habitat único”, em especial para as aves marinhas e para as plantas nativas.

“A selecção como finalista deste prémio europeu reconhece o sucesso das ações de recuperação de habitat”, nota esta organização não governamental (ONG) portuguesa, em comunicado. Exemplos? Construíram-se ninhos artificiais e erradicaram-se os ratos pretos, duas acções que atraíram roques-de-castro que vieram nidificarem na ilha.

 

A primeira cria de roque-de-castro nascida da ilha da Berlenga, desde que há registos. Foto: LIFE Berlengas

 

Outra espécie exótica praticamente erradicada da Berlenga foi o chorão – o que demorou alguns anos, com ajuda de voluntários, e abriu espaço para as plantas nativas voltarem a ganhar terreno.

 

Armeria berlenguesis. Foto: Joana Andrade

 

Já as câmaras online permitiram a quem quisesse acompanhar em directo o desenvolvimento de crias de cagarra e de galheta.

 

“Estamos muito satisfeitos”

Outro resultado importante passou pela caracterização dos visitantes e pela criação de um barómetros de visitação. Este instrumento de apoio à gestão destina-se a “compreender e avaliar a percepção dos visitantes” e também a “aferir eventuais impactos de mudanças introduzidas na gestão desta área.”

“Ser finalista do prémio Natura 2000 mostra que o nosso trabalho na Berlenga é um caso de sucesso e um exemplo a seguir”, reagiu Joana Andrade, coordenadora do projecto, citada no comunicado. “Estamos muito satisfeitos com este reconhecimento de todo o trabalho de conservação e recuperação que aqui fizemos ao longo de 5 anos, graças a uma equipa técnica de excelência e a centenas de voluntários dedicados.”

 

Berlengas
Foto: Isabel Fagundes

 

O Life Berlengas, co-financiado por fundos europeus, teve a parceria do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Câmara Municipal de Peniche e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH). Contou ainda com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM) como observador.

O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. Os vencedores nas cinco categorias serão revelados a 14 de Outubro, em Bruxelas.

 

[divider type=”thin”]Saiba mais.

Assista a este filme para ficar a conhecer melhor o LIFE Berlengas.

 

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.