Que espécie é esta: cogumelo Volvariella bombycina

O leitor Mateus Moraes encontrou este fungo em Niterói, Brasil, a 31 de Outubro e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde. 

“Gostaria de solicitar uma ajuda na identificação de um cogumelo que avistei ontem (31 de Outubro) em meu quintal, por gentileza (…). A observação foi feita em 31/10/2022. Estamos na Primavera aqui”, escreveu o leitor à Wilder. Mateus Moraes deu ainda estas informações:

Substrato: tronco de um coqueiro em estado de decomposição

Região: Niterói – Rio de Janeiro – Brasil

Bioma: Mata Atlântica

Coloração do “chapéu”: amarelo claro

“Infelizmente não consegui fotografar a parte inferior (lamelas), pois estava com muitos insetos, mas seguem algumas fotos:

Tratar-se-á de um Volvariella bombycina.

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Deverá tratar-se de uma Volvariella bombycina

São fungos que frutificam normalmente sobre troncos de árvores.

Possuem um véu universal membranoso – similar a um ovo, onde, no interior, se desenvolve o cogumelo. 

Na maturação, o cogumelo rompe esse véu. Os restos de véu que ficam na base do pé resultam num saco membranoso designado por volva.

O chapéu é normalmente convexo, aplanando-se na maturação e possui com frequência as margens enroladas e possui ainda pequenas escamas na parte superior, sobre a cutícula.

As lâminas são brancas no início e rosadas na maturação, além de muito apertadas. Não têm anel.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.