Que espécie é esta: Trouxas-de-ovos

A leitora Ana Vitória fotografou estes fungos a 6 de Janeiro no Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

“Gostaria de saber o que é pois achei curiosa a cor. Avistada a 6 de janeiro de 2024 no Pinheiro Grande, concelho da Chamusca”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se do fungo Trouxas-de-ovos (Tremella aurantia).

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Trata-se da espécie Tremella aurantia, atualmente conhecida como Naematelia aurantia. É similar à Tremella mesenterica já descrita aqui.

O que diferencia as duas espécies são os hospedeiros, uma vez que se tratam de espécies que assumem inicialmente um comportamento parasita e, posteriormente (após a morte do hospedeiro), saprófita. 

No caso da espécie que nos enviam, a T. aurantia, o hospedeiro é o fungo Stereum hirsutum, que também é observável na foto da leitora. 

No caso da T. mesenterica, o hospedeiro é um fungo crustuliniforme – Peniophora sp.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.