Gaivotas na praia. Foto: Wilder
/

Para fazer: junte-se a uma limpeza de praia e à iniciativa #EUBeachCleanUp

Saiba onde e quando vão acontecer as limpezas de praia às quais se poderá juntar, no âmbito da iniciativa #EUBeachCleanUp, de 16 a 24 de Setembro. Nos últimos quatro anos já participaram mais de 18.000 pessoas que tiraram das praias 250 toneladas de lixo, segundo a Fundação Oceano Azul, entidade que organiza a iniciativa em Portugal.

Pelo quinto ano consecutivo, milhares de voluntários mobilizam-se em prol do oceano. Entre os dias 16 e 24 de Setembro, realizam-se acções de limpeza terrestre e subaquática nas praias de Norte a Sul do país, bem como nos Açores e na Madeira. O objectivo, segundo a Fundação Oceano Azul, é “sensibilizar e consciencializar para a problemática do lixo marinho”.

Estima-se que até 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos cheguem ao oceano anualmente até 2040.

Esta campanha organizada pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia e Nações Unidas é coordenada em Portugal pela Fundação Oceano Azul. Esta desafiou organizações nacionais a organizarem limpezas de praias durante aquela semana.

Em Portugal, a campanha arranca no concelho de Almada a 16 de Setembro, Dia Internacional de Limpeza Costeira, com a acção Limpar a Costa: da Trafaria à Fonte da Telha. Tem como objectivo limpar 32 praias ao longo de 13 quilómetros e já estão inscritas várias entidades locais, incluindo escolas de surf. Na Praia Cabana do Pescador vão participar eurodeputados portugueses e várias embaixadas de países da União Europeia e do resto do mundo.

“A participação nas ações de limpeza costeira é uma das respostas à pergunta tantas vezes repetida, ‘Mas o que é que eu posso fazer?’. Porque ao agirmos localmente, estamos a ter um impacto global”, comentou, em comunicado Sofia Moreira de Sousa, a representante da Comissão Europeia em Portugal. “E sobretudo porque não estamos sozinhos. Todos contamos. Individualmente, cada um de nós pode fazer a diferença e sensibilizar outros para o fazer. Em conjunto, temos o poder de transformar o planeta e de ser parte da mudança.”

“Portugal, tantas vezes descrito como sendo um país à beira-mar plantado, é a porta ocidental de acesso marítimo à Europa. Proteger o ambiente da sua orla marítima é, não somente respeitar a paisagem natural do nosso país, mas também a da União Europeia no seu todo. Precisamos de agir antes que nos seja exigido reagir, e o momento para o fazer é agora”, disse, por sua vez, Pedro Valente da Silva, chefe de gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Segundo a Fundação Oceano Azul, “cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. As ações de limpeza e monitorização de lixo nas praias revelam-se fundamentais para sensibilizar a população quanto à dimensão deste problema”.

Aqui estão seis iniciativas mas pode encontrar todas, por região, aqui:

Dia 16 de Setembro

➢ “Limpar a Costa: da Trafaria à Fonte da Telha”:
– Ação de limpeza Praia da Trafaria – Almada, 09h30

Organização: Brigada do Mar, EDA – Ensaios e diálogos associação, Planet Care Takers


– Ação com embaixadores na Praia Cabana do Pescador – Almada, 10h00 

Organização: Fundação Oceano Azul, Comissão e Parlamento Europeu com o apoio da Câmara de Almada


– Ação de limpeza Praia da Morena – Almada, 10h00

Organização: Federação Nacional de Educação


– Ação de limpeza Praia do Rei – Almada, 11h30

Organização: Ocean Patrol, com presença de influencers nacionais


– Ação de limpeza na Praia do Bico da Areia (Praia do 2o Torrão) – Almada, às 16h30;

Organização: Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia da Trafaria e as associações Brigada do Mar, Planet Caretakers, Novo Mundo, The Trash Traveler e Associação de Moradores 2o Torrão.

➢ Açores
– Ação de limpeza subaquática no Naufrágio Lidador – Angra do Heroísmo, 09h00; 

Organização: Octopus Actividades Nauticas Lda

Dia 17 de Setembro:
– Ação de limpeza subaquática na Praia do Creiro – Setúbal, às 09h00;

Organização: Wind – Centro de Atividades de Montanha.

Dia 20 de Setembro:
– Ação de limpeza na Praia de Armação de Pêra

Organização: SOMAR e Centro de Ciência Viva de Lagos; Participação das Escolas de Silves pertencentes ao programa Educar para uma Geração Azul

Dia 22 de Setembro:
– Ação de limpeza no Cabo da Roca – Sintra, 16h00;

Organização: Câmara Municipal de Sintra

Dia 23 de Setembro:
– Ação de limpeza na Praia de Ofir – Esposende, 10h00;

Organização: Onda Magna Surf School

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.