Que espécie é esta: Agaricus sp.

O leitor Pedro Silva encontrou estes cogumelos a 23 de Outubro em São João de Ver, Santa Maria da Feira, e pediu ajuda na identificação da espécie. A associação Ecofungos responde.

“Tenho persistentemente estes cogumelos a nascerem pelo jardim. Consegue esclarecer se serão comestíveis? Qual a espécie?”, perguntou o leitor à Wilder.

Tratam-se de Agaricus sp.

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Tratam-se de Agaricus (cogumelos de Paris ou champignon) e, neste caso, silvestres.

Quanto à espécie, é mais complicado, uma vez que para aí chegar preciso de mais informações além das fotos, como por exemplo dados organolépticos (sabor, cheiro), viscosidade, local de colheita/habitat, reações ao corte e ao manuseamento (podem adquirir tonalidades amarelas ou castanho escuro), entre outras.

Poderão ser A. campestris, a espécie mais comum nos nossos relvados.


Pretende a identificação de um fungo ou cogumelo? A associação Ecofungos aconselha:

Sempre que possível, será importante recolher diferentes fotos dos exemplares, como por exemplo da parte superior do carpóforo, ou chapéu, da parte inferior, identificar o respetivo hospedeiro ou substrato, e efetuar um corte transversal do exemplar. Quanto mais informação for recolhida, mais simples e exata poderá ser a ID da espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.