Que espécie é esta: aranha-lobo

O leitor Pedro Silva fotografou esta aranha a 23 de Março no Parque de Avioso, Maia, e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.

“Recentemente deparei-me com uma aranha a 23/3/2024 no Parque de Avioso, na Maia. A fotografia está um pouco desfocada, pois foi retirada com o zoom no máximo, uma vez que a aranha é pequena e movia-se bastante rápido”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratar-se-á de uma aranha-lobo (Lycosidae). 

Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

A foto realmente não tem muito detalhe e, por isso, a identificação é apenas uma hipótese.

Ainda assim, creio que deve tratar-se de uma aranha-lobo (Lycosidae). Pelo padrão no cefalotórax acho até que pode ser uma espécie de Pardosa, o género com mais espécies desta família em Portugal.

As espécies deste género raramente ultrapassam os 10 milímetros de comprimento do corpo.

São muito comuns em zonas abertas, como prados, ou procurando presas no solo junto à manta morta, como parece ser o caso na foto.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.