Lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos). Foto: Fernanda Castelo Branco

Que espécie é esta: borboleta-caveira

A leitora Fernanda Castelo Branco fotografou esta lagarta num olival no Vale da Urra, Vila de Rei, a 31 de Outubro e gostaria de saber a que espécie pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Encontrei esta lagarta num olival numa aldeia do concelho de Vila de Rei, o Vale da Urra. A lagarta estava numa oliveira e terá caído para o pano (andávamos a apanhar azeitona)… Mas era enorme, conforme podem comparar com as chaves que estão ao lado. Deixei-a no local”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos). 

Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

“É uma lagarta de Acherontia atropos, a borboleta-caveira”, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma das maiores borboletas nocturnas da fauna portuguesa.

Acherontia atropos. Ilustração: European-butterfly 064-VII (1895)

Pertence a uma família de Lepidoptera (ordem de insectos que inclui as borboletas diurnas e as chamadas nocturnas) chamada Sphingidae. Estes insectos também são conhecidos por borboletas colibri devido ao tamanho e ao facto de, grande parte das vezes, se alimentarem em voo, sem pousar nas flores.

A lagarta alimenta-se de plantas da família do tomate e da batata (Solenaceas) e de outras famílias aparentadas.

Os adultos são atraídos pelo mel, sendo por vezes encontrados dentro de colmeias.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.