Que espécie é esta: borboleta Lasiocampa quercus

A leitora Carla Barros encontrou esta lagarta a 13 de Abril na Campanhã, Porto, e pediu para saber qual é a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Hoje (13 de Abril) encontrei esta lagarta no meu jardim, no tronco de uma lantana rodeada por hera. Parece ser uma traça, mas gostaria de confirmar”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma lagarta da borboleta Lasiocampa quercus.  

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Lasiocampa quercus é uma espécie descrita em 1758 e pertence à família Lasiocampidae (tal como a borboleta Lasiocampa trifolii que já foi identificada no “Que Espécie é Esta”).

Os machos adultos podem chegar aos 70 milímetros e as fêmeas aos 99 milímetros.

Esta borboleta, que ocorre quase por toda a Europa, está em voo, na fase adulta, no Verão. Passa o Inverno enquanto lagarta e pode ser vista em arbustos ou árvores não muito grandes no Outono e princípios da Primavera.

A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas preparou uma ficha de campo dedicada a estas borboletas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.