Foto: Gabriel Pinto

Que espécie é esta: borboleta nocturna esfinge-da-videira

O leitor Gabriel Pinto fotografou esta borboleta em Fevereiro de 2020 no Parchal, na zona algarvia de Lagos, e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.

“O meu filho assustou-se quando ao entrar no carro se deparou com esta linda espécie de traça (?) no vidro”, indicou Gabriel Pinto, questionando se se trataria de uma mariposa.

Esta é uma borboleta nocturna esfinge-da-videira, com o nome científico Hippotion celerio.

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Foto: Gabriel Pinto

Com efeito trata-se de uma borboleta do grupo das mariposas, também conhecidas por borboletas nocturnas, embora algumas voem também durante o dia. Não é todavia uma traça, um pequeno grupo de borboletas nocturnas cujas lagartas se alimentam das fibras vegetais da roupa.

Neste caso, como o seu nome indica, “esta lagarta alimenta-se da folha da videira, mas também de outras espécies de plantas como epilóbiuns (Epilobium spp.), ansarinas (Linaria spp.) e amores-de-hortelão (Galium spp.)”, indicou também Albano Soares.


Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.