Que espécie é esta: cobra-lisa-bordalesa

A leitora Ana Maria Vidal encontrou esta cobra a 1 de Outubro em Santiago do Cacém e pediu ajuda na identificação. Diogo Parrinha responde.

“Encontrei esta pequena cobra no pátio da minha casa, que fica nos arredores de Santiago do Cacém. Devia ter cerca de trinta centímetros. Gostava de saber que espécie é esta. Já encontrei também uma cobra rateira adulta mas tenho dúvidas sobre se esta também é rateira”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratar-se-á de uma cobra-lisa-bordalesa (Coronella girondica).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

“As fotos estão pouco nítidas, mas assim de repente esta parece-me uma Coronella girondica“, explicou Diogo Parrinha.

Coronella girondica pode encontrar-se em Portugal espalhada por todo o território continental, embora de forma descontínua, indica o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. Ocorre numa grande diversidade de habitats, desde áreas mais abertas até zonas com muita vegetação.

Esta cobra é de pequena dimensão, atingindo normalmente cerca de 70 centímetros. O ventre apresenta tons claros, mas com pequenas manchas negras. Pode ficar activa durante o ano inteiro e é mais fácil de observar ao final do dia ou durante a noite.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.