Foto: Leonor Godinho

Que espécie é esta: cobra-lisa-meridional?

Leonor Godinho pediu ajuda na identificação de uma cobra fotografada no final de Setembro, em Cabeceiras de Basto. Helena Gonçalves responde.

Esta fotografia foi tirada em Cabeceiras de Basto, mais propriamente na ‘Levada da Víbora'” no fim de semana passado”, explicou Leonor Godinho, numa mensagem enviada à Wilder, indicando ainda que “a cobra é fininha e não muito grande”.

Poderá tratar-se de uma cobra-lisa-meridional (Coronella girondica), mas sem certezas absolutas, por ser necessário observar com mais detalhe a cabeça.

Espécie identificada por: Helena Gonçalves, curadora da coleção de Peixes, Anfíbios e Répteis do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Foto: Leonor Godinho

A cobra-lisa-meridional pode medir entre os 40 e os 90 centímetros. É castanha ou acinzentada, tem manchas escuras e uma linha escura do olho ao pescoço, descreve o livro “Anfíbios e Répteis de Portugal”, de Ernestino Maravalhas e Albano Soares.

Esta cobra vive em vários países, desde o Sudoeste Europeu ao Noroeste de África. Na Europa, podemos encontrá-la na Península Ibérica, Sul de França e em grande parte de Itália.

Em Portugal, distribui-se por quase todo o território, vivendo numa grande variedade de habitats. Ainda assim, prefere locais moderadamente quentes e secos.

Tem actividade crepuscular e nocturna e, talvez por isso, não é muito fácil de observar. Durante o dia esconde-se debaixo de pedras. Mas durante a época de reprodução pode ver-se durante o dia.

Está activa da Primavera ao Outono.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.