Que espécie é esta: escaravelho-cabeça-de-prego

O leitor José Fernandes encontrou este escaravelho em Pinhel, a 21 de Julho, e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.

“Encontro todos os anos este escaravelho (?!) em árvores de fruto do meu quintal. Come as folhas de macieiras e cerejeiras, tem uma carapaça extremamente forte, muito difícil de quebrar. Não gosto de os matar, normalmente retiro-os das árvores pois parecem-me prejudiciais, principalmente para as mais novas. Que bicho é este afinal?”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma escaravelho cabeça-de-prego ou carocho-negro (Capnodis tenebrionis).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este escaravelho pertence à família Buprestidae que reúne um grande número de espécies de aspecto característico, de corpo alongado e espalmado lembrando uma nave espacial.

Neste caso, trata-se de um Capnodis tenebrionis. Os adultos vivem sobre ramos e troncos de árvores de fruto.

As larvas alimentam-se de raízes de rosáceas, chegando a causar danos.

As larvas são perfuradoras de madeira de árvores de fruto, é por isso natural que o leitor veja os adultos nas suas macieiras.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.