Que espécie é esta: fungo armilária cor de mel

O leitor Pedro Torres fotografou este fungo a 19 de Novembro em Vila Meã, Amarante, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

Trata-se do fungo armilária cor de mel (Armillaria mellea).

Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.

A foto que o leitor envia é de uma espécie parasita de folhosas, a Armillaria mellea (Armilária cor de mel, ou Honey fungus). 

É uma espécie de fungo, da Ordem das Tricholomatales, que provoca a podridão agárica nas folhosas, como o sobreiro, mas também ataca resinosas. 

O fungo frutifica nestes lindos agregados de cogumelos, no solo, na base do tronco das árvores, ou sobre cepos de árvores mortas. Pode ter comportamento sapróbio. 

Distingue-se das espécies similares por diversas caraterísticas macroscópicas, mas salienta-se a diferenciação no anel, que apresenta uma cor amarelada muito evidente.

Os cogumelos desta espécie podem ter chapéus com 10 a 15 cm de diâmetro, convexos a planos ou ondulados, e ligeiramente umbonados ao centro. Cor de mel e com o centro mais escuro.

O pé pode variar entre 7 e os 12 cm, ou mais, de altura, com um anel bastante evidente, membranoso e de cor amarelada.

As lâminas são ligeiramente decorrentes, claras em jovem e mais escuras com pequenas manchas avermelhadas na maturação.

Apesar de surgir em alguns guias como comestível, após fervura, não se recomenda uma vez que existem relatos de intoxicação com este fungo. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.