Foto: Carla Duarte

Que espécie é esta: lagartixa-do-mato

A leitora Carla Duarte fotografou “um lagarto” a 29 de Abril e pediu para saber a identificação da espécie. Luís Ceríaco ajuda.

 

“Vi este lagarto no Casal da Areia em Alcobaça, distrito de Leiria”, explicou Carla Duarte, na mensagem recebida pela Wilder.  “Parece uma lagartixa, que na nossa zona também designamos por sardanisca, mas esta é diferente porque tem as patas e barriga com tons laranja. É a primeira vez que vejo um lagarto com estes tons.”

Trata-se de uma lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus). Por vezes também é chamada de sardanisca-algerina.

 

Foto: Carla Duarte

 

Espécie identificada por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Esta é uma lagartixa que vive em todo o território de Portugal.

É acastanhada mas os machos ficam com a cabeça vermelha durante a época de reprodução, segundo o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal“, lançado em 2017. Mede entre 25 e 30 centímetros.

Costuma alimentar-se de pequenos invertebrados, como por exemplo escaravelhos, aranhas e formigas. Está activa durante o dia, mas hiberna nos meses mais frios.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.