Que espécie é esta: milhafre-preto

O leitor José Martinho fotografou esta ave a 1 de Maio na serra de Meal Redondo, Fundão, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Tenho dúvidas quanto a esta ave de rapina. Parece ser um milhafre real ou preto. Tem as janelas brancas características na parte inferior das asas, mas a cabeça parece demasiado escura para ser real”, escreveu o leitor à Wilder.

José Martinho observou a ave na vertente oeste da serra de Meal Redondo. “Há alguma abundância de aves de rapina e cegonhas nesta zona.”

Trata-se de um milhafre-preto (Milvus migrans).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“É um milhafre-preto, Milvus migrans. Entre outros aspectos, identifica-se pela plumagem escura e pela cauda levemente bifurcada”, explicou Gonçalo Elias.

O milhafre-preto – que também é conhecido como rabo-de-bacalhau ou milhano-preto – é uma das aves de rapina diurnas mais frequentes em várias regiões do país, segundo o livro “Aves de Portugal – Ornitologia do território continental” (2010, Assírio & Alvim).

É uma ave de rapina de tamanho médio, medindo entre 61 e 72 centímetros de comprimento. A envergadura de asa é de entre 140 e 165 centímetros.

A sua plumagem é castanha e tem a cauda comprida e bifurcada. De perfil parece curvado, com a cauda e a cabeça pendidas.

Esta ave de voo flutuante e tranquilo é frequente vista a caçar ao longo das estradas ou sobre planos de água. Alimenta-se tanto de presas vivas – mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e crustáceos – como de animais mortos e até de restos e lixo.

O milhafre-preto é uma espécie migradora, que está presente no nosso território de Março a Agosto. O Inverno é passado em África, a sul do deserto do Saara.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.