Mosca-tigre

Que espécie é esta: mosca-tigre

O leitor Fernando Afonso encontrou este animal em Lisboa a 26 de Setembro e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.

“Encontro frequentemente, em Lisboa, vários exemplares deste insecto que me parece uma mosca. É muito vulgar vê-las a pairar por longo tempo, perfeitamente fixas num ponto, mudando de lugar quando alguém se aproxima. Podem identificá-la?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma mosca-tigre (Eristalinus taeniops).

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma mosca da espécie Eristalinus taeniops, da família Syrphidae.

É uma espécie comum por todo o país e que pode ser facilmente identificada através dos seus típicos olhos riscados, característica que a distingue das outras espécies de Eristalinus que, em vez de riscas, possuem manchas arredondadas nos olhos.

As larvas vivem em águas paradas ricas em matéria orgânica em decomposição, enquanto que os adultos visitam uma grande variedade de flores em busca de pólen e néctar.

Pairar é um comportamento normal nesta família de moscas e é por esta razão que são conhecidas em inglês por ‘hoverflies’.

Os machos de muitas espécies de sirfídeos exibem comportamento territorial, pairando em locais ensolarados e perseguindo e afastando qualquer insecto que entre no seu território, voltando repetidamente ao mesmo ponto após cada perseguição.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.