Traça-do-buxo

Que espécie é esta: traça-do-buxo

A leitora Joana Afonso encontrou esta borboleta a 4 de Setembro no Porto e pediu para saber qual é a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Ao final da manhã de hoje (4 de Setembro) encontrámos esta traça ou borboleta quando regressávamos do parque infantil. Estava na montra de uma loja junto ao jardim do Calém no Porto. Gostaríamos de saber que espécie é e mais um pouco sobre ela”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da traça-do-buxo (Cydalima perspectalis). 

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

É a forma escura de Cydalima perspectalis (traça-do-buxo).

É uma espécie exótica que pode ser considerada praga por se alimentar vorazmente de buxo, uma planta ornamental amplamente utilizada em sebes, mas que também tem populações autóctones em Portugal.

Esta é uma espécie da família Crambidae, descrita para a Ciência em 1859 pelo entomólogo britânico Francis Walker.

É nativa do Japão, China, Taiwan, Coreias, Rússia e Índia. Invadiu a Europa desde que foi registada, pela primeira vez, na Alemanha em 2006.

Os adultos têm uma envergadura de asa entre os 40 e os 45 milímetros.

Há duas variações de cor nesta espécie, sendo a mais comum a que é maioritariamente branca; a outra é quase toda castanha clara.

As larvas alimentam-se de folhas e rebentos de várias espécies de buxos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.